sábado, 26 de setembro de 2015

SUPER DICA: como fazer um bom café coado.



O café não parece algo tão complicado de se fazer, certo? Errado, um café bem feito pode trazer lembranças maravilhosas, boas companhias e até segurar um amor.

Escolhendo seu café
Para começar, precisamos entender a diferença entre as opções de cafés do mercado e como escolher o melhor.

Os cafés no Brasil são classificados principalmente por qualidade.

O sistema de classificação por qualidade é baseado na percepção de aromas e sabores presentes na xícara do café já preparado, e é realizada por provadores oficiais.  Para não errar na escolha procure por grãos 100% arábica e pelo nome da fazenda produtora, afinal ninguém se orgulha de produzir algo ruim. Na dúvida, sempre escolha o que tem a torra ou produção mais recente.

O café coado é o método mais utilizado no Brasil, além de ser um dos mais simples de ser feito. Sua simplicidade o tornou o método oficial das avós, mães e tias do café por aí. No entanto, não se engane, fazer um café gostoso não é só despejar água fervendo em cima do pó moído.

A arte de COAR
Fazer a extração perfeita pode ser praticamente impossível sem várias tentativas e erros, pois cada café tem suas características únicas e encontrar o ápice de aroma e sabor pode ser algo tão prazeroso quanto exaustivo. Todavia, alguns passos simples podem melhorar consideravelmente o seu café do dia a dia e colocar você na trilha para encontrar o café perfeito.



           1° – Ferva a água, na dúvida é melhor ferver e esperar 30 segundos para que esfrie um pouco e chegue na temperatura ideal. Utilize sempre água filtrada, o cloro da água da torneira pode amargar o resultado final.

2° – Se puder escalde ou passe água quente no filtro, porta-filtro, garrafa térmica e xícaras. Dessa maneira além de limpar todos os utensílios deixamos tudo em uma temperatura que evite o choque térmico ao passar o café.
Processed with VSCOcam with c3 preset

 – Meça suas doses, colocar a quantidade ideal de café moído pode ser a parte mais importante do processo. A medida coringa é 10g para cada 100ml. (uma colher de sopa cheia tem 12g de pó de café).

 – Molhe o pó antes de começar a passar a água. Coloque um pouco de água quente em toda a superfície do pó no coador, espere cerca de 30s para garantir que não ficou nenhuma “bolota” de pó seco que não irá extrair o café.

– Passe o resto da água quente, o segredo aqui é ter uma passagem constante da água pelo pó, extraindo o café uniformemente.

Espero que tenham gostado! Até mais! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário